Você está visualizando atualmente Continuidade do seu “Eu”

Continuidade do seu “Eu”

Quando estamos vivendo a realidade de cada dia – a correria, as reuniões, os checklists do dia a dia, as compras – muitas vezes estamos tão focados no presente que esquecemos o quadro maior de nossas vidas: que há uma criança dentro de todos nós que tinha esperanças, sonhos e crenças. Você está cuidando dessa criança? Você está honrando o que elas queriam e sonhavam?


Também é fácil esquecer que há um futuro eu idoso que vai olhar para trás e decidir se foi uma vida boa. Você está cuidando dessa pessoa? Essas perguntas passam a evocar o que os psicólogos chamam de continuidade do ser. A continuidade do eu é a capacidade de reconhecer e se conectar consigo mesmo, apesar do passar do tempo e das circunstâncias em mudança, e é um poderoso motivador de comportamento.

Winnicott descreve a “experiência de continuidade do ser” como “a experiência de que a vida faz sentido, de que vale a pena viver.” Para o psicanalista inglês, este é o elemento fundamental que possibilita uma vida saudável. Essa é a âncora subjetiva que todo ser deve possuir para conseguir lidar de modo não problemático nem doentio com as limitações da existência.

No indivíduo saudável, que conseguiu consolidar o sentimento de continuidade da existência, o verdadeiro self não precisa ficar oculto, não precisa ser defendido, pois possui a força daquele sentimento para resistir às limitações do mundo externo. 

A presença do verdadeiro self na existência individual possibilita a experiência de sentir que a vida faz sentido. Isso porque só sentimos que a vida faz sentido quando nos sentimos vivendo e, ao mesmo tempo, criando nossa própria experiência vital. 

À medida que a semana avançe, espero que você faça uma pausa para se conectar consigo mesmo e dar a si mesmo o apoio de que precisa. Se você fizer isso, eu adoraria ouvir como isso aconteceu.

Três perguntas para ajudá-lo a se conectar com seu eu mais profundo:

·       O que a criança dentro de mim precisa?

·       O que eu preciso agora?

·       O que meu eu do futuro precisa?

Lidiane

Psicóloga
Lidiane Lopes de Albuquerque
@totally.adhd