Você está visualizando atualmente Quando você se estressa sobre se sentir estressado

Quando você se estressa sobre se sentir estressado

Seja no nosso trabalho, família ou amizades, o estresse é um fato inevitável da vida.

Uma das características mais frustrantes do estresse é sua tendência de bola de neve de ter seu próprio impulso – ficamos estressados por estarmos estressados!

Julgar-nos por nossas emoções não nos ajuda a lidar com elas. Na verdade, é provável que exacerba nossos sentimentos desafiadores.

Esses tipos de pensamentos sobre pensamentos ou emoções sobre emoções – que os psicólogos chamam de pensamentos ou emoções do Tipo 2 – têm o potencial de causar mais danos que aquilo com o qual estávamos preocupados em primeiro lugar (pensamentos ou emoções do Tipo 1).

Ao longo do dia, pode ser útil lembrar-se do seguinte.

Cada um lida com as coisas de forma diferente. Em vez de se martirizar sobre seus sentimentos de estresse, ofereça-se compaixão. Dê a si mesmo algum crédito: você está fazendo o melhor que pode com as ferramentas que tem em mãos.

O estresse não é 100% ruim. Na verdade, pode ser um sinal de que estamos crescendo, ganhando novos insights e aprendendo coisas novas sobre nós mesmos e nosso mundo. O estresse pode resultar em trabalhar no limite de nossas habilidades. Como um treino vigoroso, isso pode causar tensão e desconforto, mas acaba nos tornando mais fortes e saudáveis.

É essencial reconhecer quando o desconforto que você está sentindo está alinhado com seus valores.

Se for, então o estresse associado é orientado para o crescimento e para a vida. E embora possa não ser a experiência mais confortável, você pode seguir em frente com a consciência de que o estresse tem valor para você. Talvez você esteja criando um filho e ajudando-o a aprender novas habilidades, ou talvez você mesmo esteja adquirindo novas habilidades. Em ambos os casos, o estresse que você está sentindo está movendo você na direção da pessoa que você quer ser.

Confie em mim. Eu me estresso– muitas vezes.  A preparação para qualquer palestra pública para a qual sou convidada, por exemplo, é uma experiência estressante em muitos aspectos. Estou sempre preocupado em me conectar com as pessoas de forma profunda e autêntica. Manter meus valores em mente é essencial para eu conseguir realizar o trabalho.

Acredito que todos nós somos grandes o suficiente para acomodar todas as nossas emoções e aprender com elas, e encorajo você a abordar seus sentimentos  e emoções com compaixão para consigo mesmo, seus entes queridos e sua comunidade. 

Lidiane

Psicóloga
Lidiane Lopes de Albuquerque
@totally.adhd